O Arquipélago dos Açores, com uma população de 236 657 habitantes (Censos 2021), é uma região autónoma de Portugal constituída por 9 ilhas vulcânicas. Localiza-se no Atlântico Norte, a uma latitude entre os 36º 55’ Norte e os 39º 43’ Norte e a uma longitude de 24º 46’ Oeste a 31º 16’ Oeste. A sua descoberta, pelo portugueses, ocorreu em 1427.
A maior e mais populosa ilha é São Miguel, com cerca de 134 000 habitantes, onde se localiza a capital, Ponta Delgada; o Corvo, com menos de 400 habitantes, é a menor ilha.
Devido à dispersidade geográfica, as ilhas agrupam-se segundo três grupos:
1) Oriental - Santa Maria e São Miguel;
2) Central - Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial;
3) Ocidental - Flores e Corvo.
Em cada ilha há um aeroporto/aeródromo que possibilita as ligações aéreas regulares internas e com o exterior. Há ainda ligações marítimas regulares entre as ilhas do triângulo (Pico, Faial e São Jorge) e entre as Flores e o Corvo.
SANTA MARIA
Com uma área de 97 km2 e com 5414 habitantes (Censos 2021), distribuídos pelas 5 freguesias do único concelho, Vila do Porto, Santa Maria localiza-se no Grupo Oriental e é a terceira ilha mais pequena do arquipélago.
Se tencionar viajar pela ilha utilizando apenas o transporte público vai deparar-se com muitas limitações, principalmente se o fizer fora do período do horário escolar e ao fim de semana. Neste, não há nenhum transporte. Na época alta, contudo, as zonas balneares mais concorridas, nomeadamente a Praia Formosa e a Baía dos Anjos, são servidas por autocarro. Caso não se importe de fazer alguma caminhada e de recorrer, pontualmente, ao táxi, vai desfrutar das belezas naturais da ilha de um modo bastante descontraído. Se lhe atrai a exploração do ambiente marinho, Santa Maria é um oásis para os praticantes de mergulho e vai encontrar empresas especializadas na modalidade desportiva.
Nos três dias da minha última visita à ilha, alojei-me na Vila do Porto, na Pousada de Juventude, e sugiro aqui um itinerário possível para esse período de tempo, utilizando o transporte público e recorrendo, ocasionalmente, ao táxi.
Itinerário de 3 dias
DIA 1. BARREIRO DA FANECA [10:44-12:05] E PICO ALTO [12:40-]
Viajei de São Miguel para Santa Maria no voo das 06:30, uma viagem de menos de 20 minutos.
Depois de me alojar e de passear um pouco pela vila do Porto, vim a saber que o transfere de táxi para o Pico Alto ficava por 11 euros. Querendo eu tirar proveito do transporte público, e de um modo muito descomprometido, apanhei, pelas 10:44, 1.31 €, na paragem da Polícia, o autocarro da linha 3, que me deixou rapidamente no Paúl. Aí, uma placa indica o caminho para o Barreiro da Faneca, o deserto vermelho da ilha. Para o lado oposto uma estrada conduz-nos à Baía dos Anjos. Bem, a caminhada até ao barreiro não é muito longa e às 12:05 apanhava o autocarro de regresso à vila.
O Barreiro da Faneca
Num Bar retemperei as energias e às 12:40 apanhava o autocarro para o Além, linha 1, por 2.67 euros, na paragem da Polícia. De conversa com o motorista, mostrei a minha intenção de ir ao Pico Alto. Sendo assim, após cumprido o horário de saída do Além para a vila (13:50), fui deixado à entrada do caminho para o Pico Alto, Casa dos Picos, 2.19 euros, a 1.8 km da escadaria para o miradouro. O tempo estava dando uma volta e ia-se carregando de nuvens, mas deu para apreciar a ilha lá do alto, mas nada de avistar São Miguel.
Vista do Pico Alto
Terminada a visita, botei-me a pé pela descida que me conduziu à Almagreira, onde parei no Minimercado Clotilde para retemperar as energias. Verifiquei que, para meu espanto, aí vendiam papaia e açafrão das Índias produzidos localmente. Posteriormente, vim a saber que o produtor era o Christian, o proprietário da Pensão Francisca sita no Brejo de Baixo, com quem tinha comunicado via e-correio por causa do alojamento. Mesmo por aí deveria apanhar, pelas 17:05, o autocarro de regresso à vila, via Valverde, mas botei-me à boleia, na estrada principal, a uma distância de 5-6 km da vila. Em pouco tempo, uma carrinha parou e levou-me até à entrada da vila. À hora do jantar, comi febras grelhadas n' O Descobridor, um restaurante vocacionado para os locais, bem ao meu gosto, perto da pousada, e remeti o Conversa com Letras e o Central Pub, sugestões de uma colega mariense, para outra ocasião. Fiquei tão bem impressionado com a comida, que acabei por eleger o estabelecimento para a minha estadia na ilha. Fui passar um pouco da noite no Central Pub.
DIA 2. POÇO DA PEDREIRA E BAÍA DOS ANJOS
O Poço da Pedreira
Choveu durante a noite e em boa parte da manhã. Que fazer debaixo de chuva? Entrei num café e assim passei parte da manhã convivendo com os locais, enquanto a chuva caía com poucos sinais de dar tréguas. Eu queria ir visitar a Casa dos Fósseis / Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, mas estava encerrado por motivo de obras. Visitei, então, o museu, que de museu não tem nada, pois o espólio fica em Santo Espírito, mas havia duas exposições interessantes. Aproveitando uma brecha da chuva, fui, de táxi (14 euros, ida e volta), ao Poço da Pedreira, com direito a uma paragem para o registo fotográfico e a uma passagem pelo Miradouro da emblemática Baía de São Lourenço, o meu local favorito da ilha. Segundo o taxista, o preço, à hora, seria a 17.5 euros.
Baía de São Lourenço
Já na vila, retemperei as energias em A Lanchonete, um bar gerido por uma proprietária muito educada e deveras agradável, e às 13:34 apanhava o autocarro na paragem da Farmácia, linha 3, para o Paúl a fim de ir visitar a Baía dos Anjos. Regressei à vila de táxi, acabei por tomar um copo n'O Pescador na companhia de um casal local e, na hora do jantar, também no mesmo restaurante, apreciei muito um naco de atum.
DIA 3. TRILHO VILA – PRAIA FORMOSA
Trilho
Matinalmente, no Mercado Municipal, assisti ao Bioencontro no qual participavam uma dezena de agricultores orgânicos, incluindo o Christian. Foi, desse modo, que conheci pessoalmente o proprietário da Pensão Francisca. Estando eu sem planos para o dia, decidi fazer o trilho da Praia Formosa, com início no Forte de São Brás, a um passo da pousada. É um trilho deveras interessante, mas fi-lo apenas até ao Miradouro da Macela, pois a partir daí e até à praia Formosa segue-se por estrada. Todavia, para quem nunca visitou a Praia, que é palco do festival anual Maré de Agosto, valerá a pena completar o trilho e aproveitar para almoçar num dos restaurantes do local. Como eu estava em Almagreira, aproveitei para procurar a Pensão Francisca, que se localiza no Brejo de Baixo. Aí fui maravilhosamente recebido pela Francisca, a esposa de Christian, a qual me apresentou, entusiasticamente, a sua quinta biológica muito vocacionada para produções tropicais. Almocei no Snack Bar A Moagem, um espaço informal, mas bastante acolhedor, muito conhecido pelas asas de frango, antes de regressar à vila, via Valverde, um percurso pedestre de cerca de 4 km. Já à entrada da vila, a convite da tão esperada chuva, entrei, inesperadamente, num pacato café.
DIA 4. VOO SANTA MARIA - SÃO MIGUEL [07:25-07:45]
ALOJAMENTO
Vila do Porto - Pousada de Juventude
Almagreira - Pensão Francisca
RESTAURAÇÃO
O Descobridor
A Moagem
TRANSPORTE PÚBLICO / PUBLIC TRANSPORTATION
TÁXI
Mário Figueiredo, telm. 914805226
Atualização: em abril de 2023 estive novamente na ilha e visitei a Casa dos Fósseis / Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo. Fiquei fascinado com a visita e recomendo-a vivamente. Só lamentei não haver um critério universal e justo na admissão dos visitantes.
SÃO MIGUEL
Lagoa das Sete Cidades
São Miguel, com 747 km2 de área e uma população de 133 390 habitantes (Census de 2021), é a maior ilha dos Açores.
O povoamento da ilha iniciou-se em 1444 com pessoas oriundas de Portugal Continental, na sua maioria, e de alguns países europeus.
Em 1522, um terramoto destruiu Vila Franca do Campo, a então capital da ilha, e Ponta Delgada tornou-se a nova capital.
Depois da autonomia, São Miguel tornou-se o principal centro político e administrativo da região e sede do governo regional.
São Miguel, with 747km2 and 133.390 inhabitants (data from 2021), is the largest Island of the Azores.
The process of populating of the Island was initiated in 1444 by peoples from Mainland Portugal and some from some European countries.
In 1522, an earthquake destroyed Vila Franca do Campo, and Ponta Delgada became the new capital of the island.
After the autonomy, São Miguel became the principal political and administrative centre of Region and seat of the Regional Government.
Devido à sua origem vulcânica, a ilha apresenta paisagens magníficas. Due to its volcanic origin, the Island presents wonderful landscapes.
A Lagoa das Sete Cidades, paisagem protegida e uma das sete maravilhas naturais de Portugal, localiza-se a Oeste da ilha, na freguesia de Sete Cidades. Esta lagoa observa-se, por tradição, do Miradouro da Vista do Rei. Quando descer para esta cratera, no seu lado esquerdo, pode-se ver a Lagoa de Santiago.
Sete Cidades Lake, a protected landscape and one of the seven natural wonders of Portugal, is situated at the west side of the island in Sete Cidades. By tradition, this lake can be seen from Vista do Rei view point. When going down to this caldeira, one can see Lagoa de Santiago on your left side.
Lagoa do Fogo
No centro da ilha encontra-se a Lagoa do Fogo, a paisagem mais interessante dos Açores, na minha modesta opinião. Indo da cidade da Ribeira Grande para esta lagoa, deverá parar na Caldeira Velha. In the middle of the island there is Fogo Lake, probably the most interesting landscape in the Azores. Going from the city of Ribeira Grande to this lake, you must stop at Caldeira Velha.
Caldeira Velha
Furnas é uma freguesia pitoresca localizada num lindo vale. É muito conhecida pela lagoa, pelas fumarolas e pelo jardim botânico privado. A apenas 6 km desta freguesia, encontra-se a Ribeira Quente, uma freguesia tipicamente piscatória abençoada por uma encantadora praia numa baía.
Furnas is a picturesque village in a lovely valley, well-known by the lake, geisers and private botanic garden. Close to here, only about 6 km away, you reach Ribeira Quente, a typical fishing village blessed by an amazing bay beach.
Lagoa das Furnas
No concelho do Nordeste encontra-se o ponto mais alto da ilha, o Pico da Vara, com 1103 m de altitude, que é também uma reserva natural. Neste concelho aprecie a natureza através dos miradouros, entre os quais o Salto da Farinha, a Ponta do Sossego e a Ponta da Madrugada. Este é popular entre os locais, no verão, para se assitir ao nascer do sol.
Ponta da Madrugada
At Nordeste municipality, one can find the highest mountain of the island - Pico da Vara - 1103m, which is also a nature reserve. In this municipality, enjoy the nature through the tourist viewing points such as Salto da Farinha, Ponta do Sossego and Ponta da Madrugada. The latter is popular among locals for sunrise during the Summer.
Se quiser sentir a natureza, vá à Tronqueira de jipe. Na freguesia da Achada é imperativo visitar a maravilhosa cascata e o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões que lhe fica em redor. Este parque pode ser visitado por transporte público a partir de Ponta Delgada ou da Ribeira Grande, camioneta Ponta Delgada - Nordeste.
Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
If you want to feel the nature, go to Tronqueira by off-road vehicle. At Achada parish you must visit the beautiful waterfall and the Natural Park of Ribeira dos Caldeirões around it. This place can be visited using public transportation from both Ponta Delgada and Ribeira Grande, bus Ponta Delgada - Nordeste.
If you are looking for personalized tours, don't hesitate to contact Festitour, a great company offering an excellent service.
Se busca passeios personalizados, não hesite em contactar Festitour, uma ótima empresa que oferece um excelente serviço
PONTA DELGADA
This former fishing village became the capital of the Island in 1546 after the destruction, by a earthquake, of the former capital, Vila Franca do Campo.
Esta antiga vila piscatória tornou-se a capital da ilha em 1546 após a destruição, por um terramoto, de Vila Franca do Campo, a antiga capital.
With a population of about 60.000 inhabitants, Ponta Delgada is the main political and administrative centre of the Region and the seat of the University and Regional government.The municipality is the largest place in the Azores.
Com uma população de cerca de 60 000 habitantes, Ponta Delgada é o principal centro político e administrativo da Região e sede da Universidade e Governo Regional. É o maior município dos Açores.
As Portas da Cidade
The impact of a prosperous international trade, especially with Flanders and England, during the 18th and 19th centuries, is witnessed by the rich architectural heritage of Ponta Delgada, comprising many palaces, churches and manor houses, where the Baroque style is prevailing, mixed with curious examples of urban architecture from the 17th, 18th and 19th centuries, testimonies of the island’s connection with the rest of the world.
The flat, rectangular city of Ponta Delgada stretches for about 3 km along an amazing bay, with some houses sprawling on the gently sloping green hills in the backdrop, offers a picturesque sight for everybody arriving from the sea.
Convento e Capela de Nossa Senhora da Esperança
Ponta Delgada - Passeio Pedestre / Walking Tour
Your best way to walk is taking the avenue along the sea as reference. Anyway, the city is served by a cheap minibus service and, if you wish a personalised tour, take Lagarta Tours.
A melhor maneira de caminhar pela cidade é ao longo da avenida marginal. No entanto, a cidade é servida por uma rede económica de miniautocarros. Caso queira um serviço personalizado, opte por um dos Passeios de Lagarta.
Início/Start: Portas da Cidade, Igreja de São Sebastião, Paços do Concelho
Walk some metres to the Est as far as Marina, passing São Pedro Church. Then, go to the West side as far as Praça 5 de Outubro. In this square we find: the Convento e Capela de Nossa Senhora da Esperança, São José Church, the Monumento ao Emigrante and, just a foot from there, the Forte de São Brás, where Military Museum is housed, the monument dedicated to the dead soldiers of the I Word War, and the statue of Teófilo Braga, a local who was writer and the second president of Portugal.
Caminhe alguns metros para o Leste até à Marina, passando pela Igreja de São Pedro. Então, dirija-se para o lado Oeste até à Praça 5 de Outubro. Nesta praça encontramos o Convento e Capela de Nossa Senhora da Esperança, a Igreja de São José, o Monumento ao Emigrante e, a apenas dois passos, o Forte de São Brás, que abarca o Museu Militar, o monumento dedicado aos soldados mortos na 1ª Guerra Mundial e a estátua de Teófilo Braga, um escritor local e segundo presidente da República Portuguesa.
Palácio de Sant'Ana
Then move to Palácio da Conceição, in front of Sena de Freitas Garden, and pass the Liceu, a former Palace. Go, through Rua Machado dos Santos and turn the right street to Todos-os Santos Church, an admirable baroque masterpiece, beside a garden dedicated to the writer and philosopher Antero de Quental and the Livraria Pública e Arquivos de Ponta Delgada.
De seguida, dirija-se para o Palácio da Conceição, defronte do Jardim Sena de Freitas, e passe pelo Liceu, um antigo palácio. Siga pela Rua Machado dos Santos e vire na rua certa para a Igreja de Todos-os Santos, uma obra notável do barroco, localizada ao lado do Jardim dedicado ao escritor e filósofo Antero de Quental e da Livraria Pública e Arquivos de Ponta Delgada.
Jardim António Borges
Follow the main street and pay a visit to Museu Carlos Machado. Take the right street to the private garden José do Canto and Palácio de Sant'Ana*, oficial residence of the Regional Government. Then take your time and go as far as Jardim António Borges. If you like to visit cemeteries, visit the Cemitério de São Joaquim, on the way to this Garden.
Siga pela rua principal e visite o Museu Carlos Machado. Encaminhe-se para o jardim privado de José do Canto e Palácio de Sant'Ana*, residência oficial do Governo Regional. Siga até ao Jardim António Borges. Se gosta de visitar cemitérios, visite o de São Joaquim, a caminho desse jardim.
If you like municipal markets, don't miss the city market on Friday and Saturday morning. Just inside the city, it is worth a visit to the lavic cave Gruta do Carvão.
Se gosta de mercados, não deixe de visitar o Mercado da Graça à sexta e sábado de manhã. Vale a pena visitar a Gruta lávica do Carvão, mesmo na cidade.
Well, you will discover by yourself other interesting sites such as Portas do Mar, Marina, Sinagoga... Not far from the city there is a good beach, Praia das Milícias, easily reached by local bus, or take a bath in the ocean, for free, at Zona Balnear do Forno de Cal.
Decerto explorará a cidade ao seu gosto, encontrando outros locais interessantes tais como as Portas da Cidade, a Marina, a Sinagoga... Perto da cidade há uma boa praia, Praia das Milícias, facilmente acessível por transporte público. Na Zona Balnear do Forno de Cal pode mergulhar no oceano a custo zero.
- As visitas a este palácio são agendadas. Visits to this palace only by appointment.
TRANSPORTES/TRANSPORTATION
BUS / AUTOCARRO
Airport/Aeroporto - City / Cidade
ANC AeroBus
Horário/Timetable: 05:00 - 24:00.
DICA/TIP
A 1 km de distância, no antigo edifício do aeroporto, apanhe os Miniautocarros - Linha A na paragem.
One km away, at the old airport building, catch Line A minibuses on the bus stop.
Horário/Timetable: 07:30 - 19:30 (Dias úteis/weekdays)
Tarifa/Fare: 0,50 EUR
Transportes em São Miguel
Transpostes Públicos nos Açores
PONTA DELGADA - FURNAS
Há duas opções de camioneta: através do norte da ilha, companhia CRP, linhas 110 e 111, ou através do sul, companhia Varela, linha 318, que vai para a vila da Povoação.
There are two options by coach: through the North of the Island, CRP company, lines 110 and 111, or through the South, Varela company, line 318 going to Povoação village.
DICA - TIP
Para visitar as Furnas num dia, aconselho-o a tomar a camioneta matinal CRP 110 e regressar no fim do dia com a camioneta Varela 318.To visit Furnas on a day trip, I advise you to take the morning CRP 110 and to come back at the end of the day with Varela 318.
PONTA DELGADA - FURNAS
1) 07:15 - 08:50 CRP 110
1) 09:00 - 10:30 Varela 318
FURNAS - PONTA DELGADA
2) 16:20 - 17:45 Varela 318
3) 17:20 - 18:50 Varela 318
Bilhete de ida - one way ticket (2015)
Furnas: € 4.07
Povoação: € 4.71 (03/2023)
A linha do sul (Varela) passa pela lagoa. South line pass the lake.
1) Diariamente - Daily.
2) De segunda a sexta - From Monday to Friday.
3) Fim de semana e feriados - Weekend and holidays.
PONTA DELGADA - SETE CIDADES
Sete Cidades village is direclty connected by coach to Ponta Delgada by Auto Viação Micaelense, South Line 205 and Norh Line 208. A freguesia das Sete Cidades encontra-se diretamente ligada por camioneta a Ponta Delgada pela companhia Auto Viação Micaelense, Linha Sul 205 e Linha Norte 208.
DAY TRIP - PASSEIO DE 1 DIA
De segunda a sexta - Monday to Friday
Linha 205. P. Delgada (Perto de/near Turismo) - Sete Cidades (Igreja) [08:25 - 09:25]
Linha 207. Sete Cidades - Ponta Delgada [16:25 - 17:50] (Transbordo na /Transfer at Várzea)
Saturday - Sábado
Linha 208a. P. Delgada - Sete Cidades [07:15 - 09:00]
Linha 208a. Sete Cidades - Ponta Delgada [16:25 - 18:30]
Sunday/Holiday - Domingo/Feriado
Linha 208b, P. Delgada - Sete Cidades 08:30 - 10:30
Linha 208d Sete Cidades - Ponta Delgada [18:05 - 20:00]
One way ticket - Bilhete de ida, Linha Sul/South Line (2022): € 3.61/3.77 [Igreja/Ponte]
If you travel through the north, the ticket is more expensive. Se for pelo norte, o bilhete é mais caro.
DICA/TIP: Se quiser ir a pé ao Miradouro da Vista do Rei, vale a pena descer no Miradouro da Lomba do Vasco. Informe o motorista quando comprar o bilhete em Ponta Delgada. If you wish to go on foot to the View Point Vista do Rei, it is worth to get off at Miradouro da Lomba do Vasco. Inform the driver when buying the ticket at Ponta Delgada.
PONTA DELGADA - RIBEIRA GRANDE
Many possibilities of public transportation per day provided by CRP coaches. The coaches are comfortable and the trip, if direct, takes about half an hour.
Se desejar viajar entre estas cidades, tem muitas possibilidades de transporte público a cargo da companhia de viação CRP. As camionetas são confortáveis e a viagem, caso seja direta, leva cerca de meia hora.
Bilhete de ida - One way ticket: € 2.67 (2022)
Ponta Delgada - Gorreana & Porto Formoso
A companhia de viação CRP, linhas Nordeste, Maia & Furnas, faz a ligação entre Ponta Delgada e Porto Formoso / Gorreana. A fábrica de chá fica a cerca de 5 minutos a pé da paragem. De regresso a P. Delgada, algumas camionetas param na paragem da fábrica. Peça ajuda ao motorista.
CRP bus company, Nordeste, Maia & Furnas lines, links Ponta Delgada to Porto Formoso / Gorreana. The tea factory is located about 5 minutes on foot away from the bus stop. Returning back to P. Delgada, some buses stop at the bus stop in front of the factory. Ask the driver for help.
Bilhete de ida – One way ticket (2015)
Gorreana & Maia: € 3.62
São Brás: € 3.46
Porto Formoso: € 3.79 (04/2023)
PONTA DELGADA - NORDESTE
Dias úteis: 06:45 - 09:10, 11:00 - 13:30, 16:15 - 18:35. De segunda a quinta, há mais um autocarro suplementar que vai até à Algarvia (18:15), com extensão à vila à sexta-feira.
Fim de semana: 06:45 e 16:15
Bilhete de ida - One way ticket: 5.34€ (09/2022)
NORDESTE - PONTA DELGADA
Dias úteis: 06:45, 11:30 e 16:15
Sábado: 06:45 e 14:30
Domingo: 06:45 e 16:15
NORDESTE - POVOAÇÃO, via Água Retorta e Faial da Terra
09:45 (3ª e 5ª/Tuesday & Thursday) 09:45
3.32€ (09/2022)
POVOAÇÃO - NORDESTE
15:00 (3ª e 5ª/Tuesday & Thursday)
3.32€ (09/2022)
Se iniciar a viagem para o NORDESTE na RIBEIRA GRANDE, o bilhete custa 4.84€ (10/2022).
If your trip to NORDESTE starts at RIBEIRA GRANDE, the ticket costs €4.84 (10/2022).
Cuidado/Warning:
There is, nowadays, an app São Miguel Bus, but it has many mistakes. If you do not find timetable at the bus stop, ask to the locals!
Há, atualmente, uma aplicação São Miguel Bus, mas tem muitos erros. Se não encontrares o horário nas paragens dos autocarros, questiona os locais!
RESTAURANTES
Sete Cidades
Lagoa Azul
Se procura comida genuinamente açoriana, não hesite em almoçar neste restaurante. É imprescindível reservar, tel. 296915678, 966372533, 916405896.
Eles têm uma variedade de peixe, incluindo bacalhau, e pratos de carne, incluindo galinha, porco, vaca e, às vezes, coelho e cabrito, feijão assado, batata frita e assada, arroz branco e saladas.
Paga 17 € por um bufê livre, incluindo uma bebida (vinho da casa, sumo, cerveja, água) e um café (02/2025). A comida é excelente!
Em maio de 2014 fiz o trilho Mata do Canário / Lagoa das Sete Cidades com alguns amigos, incluindo uma estrangeira. Todos nós, sem exceção, ficámos impressionados com a qualidade da comida. Os empregados, como sempre, são muito agradáveis, disponíveis e atenciosos.
O ambiente é muito simples.
O Restaurante O Raião, localizado na freguesia da Candelária, apresenta uma qualidade similar e merece a sua visita.
If you are looking for genuine Azorean food, don't hesitate to visit this restaurant for lunch. By the way I advise you to book in advance, tel. 296915678, 966372533, 916405896.
They have a variety of fish, including cod-fish, and meat dishes, including chicken, pork, beef and, sometimes, rabbit and goat, baked beans, baked and fried potatoes, plain rice and salads.
You pay €17.0 for an all-you-can-eat buffet, including one drink (wine house, juice, beer, water) and a coffee (02/2025). The food is excellent!
On May 23rd, 2014, I made the trail Mata do Canário / Lagoa das Sete Cidades along with some friends, including a foreigner. We booked our lunch at this restaurant. All of us, with no exception, were impressed with the quality of the food. The waiters, as usually, are very kind and helpfull always attentive to our needs. About the ambience, it is quite simple.
For a similar quality, visit Restaurante O Raião at Candelária village.
Lagoa
Casa de Pasto O Rabaça
I have already visited this family restaurant for many times and never been disappointed.
Last November 2015 I decided to go there for lunch along with two Canadian tourists. We ordered fried mackerel and fried rabbit. For dessert, we ordered molotof, a pudding made with albumen, and bean pudding.
Polvo assado
The food and the service remain with the high level of quality. My guests were more than impressed.
Já visitei este restaurante familiar várias vezes e nunca fiquei desiludido.
No passado mês de novembro de 2015 resolvi ir lá almoçar na companhia de dois turistas canadianos. Pedimos chicharros fritos e coelho frito. Para sobremesa, pedimos molotof e pudim de feijão.
Pudim de feijão
A comida e o atendimento continuam com o mesmo elevado nível de qualidade, o que terá fascinado os meus convidados.
Up-to-date: 19/04/2018. My last visit / Minha última visita. Great qualidade / Ótima qualidade!
ALOJAMENTO - ACCOMMODATION
Hoje em dia, em Ponta Delgada, e na ilha em geral, há muita oferta de alojamento. Além do alojamento padrão, hotéis e residenciais, o Alojamento Local e as Pousadas têm vindo a ganhar muito terreno. Ponta Delgada e Lagoa dispõem de uma Pousada de Juventude
Nowadays in Ponta Delgada, and in the whole Island, you can find a great offer of accommodation. Besides the standard accommodation, hotels and guesthouses, Local Lodging and hostels are very popular. Ponta Delgada and Lagoa offer a Youth Hostel.
Para quem procura alojamento local, as minhas recomendações, devido à minha experiência, recaem sobre. For those who are looking for Local Lodging, I particularly recommend, due to my experience:
PONTA DELGADA
Relva
Vivenda Garcia, [email protected]
Uma residência ampla, moderna e muito bem conservada, localizada nos arredores do aeroporto, a cerca de 5 km do centro de Ponta Delgada. O hóspede é aqui recebido como um membro da família pela Conceição Garcia, uma anfitriã genuína que fala fluentemente inglês.
A large well maintained modern house located near the airport, about 5 km from Ponta Delgada city centre. Here the guest is received as a family member by Conceição Garcia, a genuine host who speaks fuently English.
RIBEIRA GRANDE
Porto Formoso
Handmade House Azores, Débora & David, +39.3926437879
Uma pacata casa localizada a escassos metros da igreja, mesmo no centro da freguesia, na rua principal. Trata-se de um jovem casal italiano que se apaixonou pela ilha e nela fixou residência. A casa tem quartos amplos, arejados e muito limpos. Os anfitriães são muito simpáticos e sempre disponíveis.
NORDESTE
Achadinha
Basaltic House, [email protected]
Uma ampla residência que foi remodelada, mas houve o cuidado de manter a genuidade. Fiquei aqui hospedado algumas vezes, nomeadamente no estúdio, mas também num dos quarto no primeiro andar. Os anfitriães, o Nélson e a Cristina, são pessoas extremamente agradáveis e acolhedoras. Acabei por criar uma grande amizade com esta família. As condições oferecidas são muito boas e correspondem ao que é prometido.
A large residence that has been remodeled, but keeps its originality. I have stayed here a few times, namely in the studio, but also in one of the rooms on the first floor. The hosts, Nélson and Cristina, are extremely nice people. I ended up making a great friendship with this family. The conditions offered are very good and correspond to what is promised.
Pedreira
Paraíso da Pedreira, [email protected], +351.912589734
Esta casa, propriedade do David Soares, um canadiano, filho de emigrante da ilha, localiza-se na Pedreira, a última paróquia do concelho do Nordeste. O David, fluente nas línguas inglesa e portuguesa, é um anfitrião muito simpático e atencioso. Todos os compartimentos do alojamento são mantidos em perfeitas condições de higiene e limpeza, incluindo a banheira de hidromassagem. A vista sobre o mar é fabulosa.
Junto à igreja há um supermercado e um café.
This house, owned by David Soares, a Canadian whose parents emigrated from the Island, is located in Pedreira, the last parish in the Nordeste municipality. David, which is fluent in English and Portuguese, is a very friendly and attentive host. All accommodation areas are kept in perfect hygienic and clean conditions, including the whirlpool tub. The view over the sea is fabulous.
Next to the church there is a supermarket and a café.
POVOAÇÃO
Modern Room, [email protected]
Uma residência pacata, moderna e muito bem conservada, localizada no centro da vila, a dois passos dos restaurantes, supermercados e do terminal rodoviário. A praia do Morro fica a cerca de 5 minutos a pé. O anfitrião, o Miguel Cabral, é uma pessoa genuína que gosta de dar dicas sobre a tua viagem. Tive o prazer de passar três noites em casa desta família e recomendo vivamente devido às excelentes condições oferecidas.
A quiet, modern and very well maintained residence, located in the center of the village,two legs away from restaurants, supermarkets and the bus station. Morro beach is about a 5-minute walk away. The host, Miguel Cabral, is a genuine person who loves do give pieces of advice about your trip. I had the pleasure of spending three nights at this family's house and I highly recommend it due to the excellent conditions offered.
TRILHOS/TRAILS
Os meus trilhos favoritos / My favourite trails:
Rocha da Relva
Rota da Água - Janela do Inferno
Moinhos da Ribeira Funda
Mata do Canário - Sete Cidades
Faial da Terra - Salto do Prego
Moinho do Félix - Cascatas
TERCEIRA
Agualva
Esta ilha, localizada no Grupo Central, com uma área de 400 km2 e uma população de 53 311 habitantes (Censos 2021), é a terceira em dimensão e a segunda em população.
Angra do Heroísmo e a Praia da Vitória são as únicas cidades da ilha e sedes dos dois municípios. Angra do Heroísmo, capital da ilha, localizada a sul, abrigada por uma baía e protegida pelo Monte Brasil, é a sede da diocese do arquipélago. Devido à sua riqueza histórica e patrimonial, a zona central da cidade, foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1983. Praia da Vitória, localizada no extremo Leste da ilha, a cerca de 6 km do aeroporto das Lajes, foi notabilizada pela vitória alcançada na batalha da baía da Praia que aqui ocorreu em 1829.
Atualmente a ilha é servida por uma boa rede de viação, havendo, inclusive, uma via rápida que liga as duas cidades. Caso queira explorar a ilha tirando proveito do transporte público consegue uma boa cobertura da orla litoral, mas vai necessitar de recorrer ao transporte privado para explorar o interior, designadamente o Miradouro da Serra do Cume, a Caldeira do Guilherme, o Algar do Carvão, a Gruta do Natal e as Furnas do Enxofre. No meu caso concreto, aluguei uma viatura por um dia para visitar o interior da ilha; nos demais dias, tirei proveito do transporte público e fiz alguns trilhos, nomeadamente Baías de Agualva e Fortes de São Sebastião.
Miradouro da Serra do Cume
O primeiro partido que se pode tirar do transporte público começa no aeroporto, pois por este, na zona das partidas, passam as carreiras das Lajes e dos Biscoitos.
GRACIOSA
Esta ilha, com uma área de 61 km2 e com 4095 habitantes (censos 2021), está longe de estar entre as mais bonitas do arquipélago, mas não deixa de ter alguns encantos e, na minha opinião, tem a vantagem de poder ser visitada combinando o transporte público, que não é muito mau, com alguma curta caminhada e/ou com o táxi.
São Mateus
Certamente alguns pontos de interesse turístico não são servidos pelo transporte público e outros só remotamente, como é o caso das Termas do Carapacho, mas as distâncias são relativamente curtas de alguma paragem do autocarro.
Ilhéu da Ponte da Barca
Sendo a ilha mais plana do arquipélago, a bicicleta pode ser uma boa opção de transporte, mas não se iluda porque há sempre alguma subida danada.
Da primeira vez que visitei esta ilha, finais de 2021, juntei-me a um casal amigo que tinha alugado um carro e, desse modo, viajei pela ilha, parando nos vários miradouros e visitando alguns pontos específicos, tais como as Termas do Carapacho, a Baía da Folga e a Gruta do Enxofre. Visitámos o Museu da Graciosa, em Santa Cruz, e a Casa Museu João Tomaz Bettencourt, em Guadalupe
Santa Cruz
Aquando da minha segunda visita à ilha, na primavera de 2022, no primeiro dia aluguei uma bicicleta por meio dia e visitei a zona norte, passando pelo Barro Vermelho, Farol da Ponta da Barca, Vitória, Brasileira e Guadalupe, com regresso à vila de Santa Cruz através do Rebentão. Nos restantes dias, conjuguei o transporte público de modo a fazer os seguintes trilhos:
1. Volta à Caldeira do Enxofre + Baía da Folga;
2. Serra Branca - Praia + troço Praia - Santa Cruz.
RESTAURAÇÃO
Santa Cruz
Restaurante Jale
Restaurante Costa do Sol
Café da Praça
Mercado Municipal
Praia de São Mateus
Restaurante Toma Lá Dá Cá
ALOJAMENTO
Hostel Boa Nova
TRANSPORTE PÚBLICO
Circuito circular com hora de partida e de chegada em relação a Santa Cruz.
SÃO JORGE
Em construção!
PICO
Com uma área de 447 km² e uma população de 13 895 habitantes (Censos 2021), esta ilha é a segunda maior dos Açores. A ilha mais próxima, o Faial, a apenas 8 km de distância, é alcançada através de várias ligação diárias de ferribote; a ilha de São Jorge, a 15 km de distância, também é alcançada por ligação regular marítima.
Nesta ilha, as duas grandes atrações são: 1) a montanha com 2351 metros, o ponto mais alto de Portugal, e 2) a Paisagem da Cultura da Vinha, uma área de cerca de 1000 hectares, Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, responsável pela produção de mais de 80% dos vinhos certificados do arquipélago.
Já visitei esta ilha três vezes, mas só em junho de 2021 tive o prazer de a contemplar do cima da montanha. Foi uma ótima experiência porque fui brindado com bom tempo, de modo a ver as ilhas do Faial, São Jorge e Graciosa.
ITINERÁRIO
DIA 1. SUBIDA DA MONTANHA [06:40-09:10]
A subida à montanha é precedida de alguns procedimentos obrigatórios: registo na Casa da Montanha, e levantamento do GPS, Quartel dos Bombeiros na Madalena ou na Casa da Montanha. Os turistas regionais, contrariamente ao nacionais e estrangeiros, estão isentos de qualquer taxa.
Será escusado dizer que o viajante, além de ter uma boa preparação física, deve ir vestido e calçado adequadamente e levar alimentos de elevado valor energético, chocolates, e água qb.
No dia da subida, eu e o meu amigo passámos pelo Quartel dos Bombeiros da Madalena para levantarmos o GPS. Pelas 06:40 já iniciámos a subida. Para os menos informados, e como a Casa da Montanha ainda estava encerrada, o trilho inicia-se mesmo por detrás desta.
Ao longo do trilho fui-me cruzando com um vai e vem de caminhantes, mas o que mais me impressionou foi um casal que tinha desistido da subida ao 21º marco; já no topo, às 09:10, um casal de madeirenses confessou-me ser a subida ao Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira e o terceiro do país, bem mais interessante por haver vegetação, em nada comparável à nua pedra basáltica que se encontra na cratera, salpicada por grutas, do Pico. É uma subida que se faz relativamente bem, mas é de bom tom fazer-se de madrugada, caso não pernoite na cratera, ou no fim doa dia, caso passe a noite na cratera. Desse modo, evita o horário de maior calor e de nevoeiro na montanha. Não deixei, obviamente, de subir, por entre alguma fumaça da fumarola, ao Piquinho, de onde contemplei a própria ilha do Pico, o Faial, São Jorge e uma pequena amostra da Graciosa.
O Algar
Após uma boa pausa de espera pelo meu amigo, que subiu a um ritmo diferente do meu, iniciámos a descida. Devo confessar que, contrariamente à experiência de viajantes com quem contactei antes de subir a montanha e que me forneceram muitas dicas, na minha experiência de descida, em nenhum momento, senti a sensação de abismo e, de longe, preferi-a à subida, embora esta não tivesse sido assim tão difícil. A única dificuldade que senti foi quando a visibilidade foi fortemente reduzida devido à nebulosidade, talvez do 13º ao 5º marco. Já fora da névoa e quase no início do trilho, ou seja, no fim, porque descíamos, parámos para contemplar o Algar, que em tempos era o abrigo para os montanhistas antes da construção da Casa de Montanha, e em cujo redor há um miradouro que permite contemplar todo o lado oeste da ilha, bem como o Faial.
O objetivo da minha visita à ilha tinha sido cumprido e senti-me radiante. Conforme nos tinham recomendado, não hesitei em ir às piscinas naturais, mesmo em São Mateus, onde estava alojado, a fim de prevenir as dores musculares, principalmente as adquiridas na descida.
DIA 2. LAGOAS
Lagoa do Capitão
Embora a ilha seja fortemente dominada pela Paisagem da Cultura da Vinha, o interior esconde a Lagoa do Capitão e uma série de outras, tais como Lagoa do Caiado, Lagoa da Rosada e Lagoa do Peixinho, inseridas em reservas florestais, que podem ser vistas ao longo do Caminho das Lagoas.
Lagoa da Rosada
Se se quiser aventurar mais um pouco, sugiro que se desvie do caminho principal e vá visitar a Lagoa do Paúl. No fim do caminho poderá optar por sair para a Ribeirinha, mas recomendo que vá para a Piedade e, daí, prossiga para Manhenha a fim de visitar o farol mais emblemático da ilha. Recomendo vivamente uma visita à pacata e requintada freguesia de Calheta de Nesquim, terra natal do Dias de Melo, o homem que tanto escreveu sobre a azáfama dos baleeiros picarotos. Regresse à Madalena pelo norte da ilha, com paragem nos miradouros e uma visita a São Roque do Pico. Daí siga para a Madalena através do litoral, penetrando nas alma da paisagem da cultura da vinha.
DIA 3. GRUTA DAS TORRES
RESTAURAÇÃO
Café Galeão, Ramal do Porto de São Caetano
Bar Os Sonhos, Piedade
ALOJAMENTO
Retiro dos Cabritos, São Mateus
FAIAL
FLORES
Fajãzinha
Esta ilha, a mais ocidental do arquipélago açoriano, localizada na Placa Norte-Americana, com uma área de cerca de 142 km2 e uma população de 3429 habitantes (Censos 2021), é, na minha opinião, a mais bonita dos Açores. É a ilha das majestosas cascatas, das crateras vulcânicas do tipo maar embelezadas por lagoas, das ribeiras, da extensa área de trufeira, das freguesias isoladas e das diferentes tonalidades de verde que contrastam com o azul cristalino do mar.
Tive a oportunidade de a visitar três vezes.
Caso a queira explorar a ilha através dos trilhos pedestres, por sua conta e risco, consegue combinar o transporte público, exceto ao fim de semana e nos feriados, com algum transfere e/ou táxi. Todavia, caso queira um serviço guiado, opte por uma agência especializada.
Pessoalmente, recomendo que alugue um carro por um dia, dê a volta à ilha, nomeadamente ao interior, local onde se concentram as lagoas maar, e se aventure nos restantes dias a fazer os trilhos.
Na ilha, alojei-me sempre em Santa Cruz. De um modo geral, a Fajã Grande e a Aldeia da Cuada são os locais preferidos para a estadia.
ITINERÁRIO DE 3 DIAS
DIA 1 M. LAGOAS – POÇO BACALHAU [7.3 km] + F. GRANDE – LAJEDO [12,9 km]
Miradouro das Lagoas
Como eu queria fazer o trilho Miradouro das Lagoas - Poço do Bacalhau, necessitava de contratar um transfer de Santa Cruz até ao dito miradouro. Com muita sorte, o Antero, o meu amigo florentino, conseguiu-me uma boleia até ao local por volta das 07:15. Debaixo de um céu muito carregado de nuvens, no miradouro apreciei as majestosas lagoas Funda e Comprida, de onde se inicia o trilho.
Lagoa Seca
Felizmente, não fui muito incomodado pela chuva, mas não deu para apreciar, com todo o seu esplendor, a beleza das lagoas Seca e Branca,
Lagoa Branca
por onde se passa, até se iniciar a descida para a Fajã Grande, a parte, na minha opinião, mais difícil do trilho, embora com boas vistas sobre a ilha e o mar, devido ao elevado desnível que é transposto por uma interminável escadaria. Esse troço só me fez lembrar a descida do Paúl em Santo Antão, Cabo Verde.
Cascata do Poço do Bacalhau
Quando cheguei à Fajã Grande, e já depois de ter visitado o Poço do Bacalhau, a chuva caiu em abundância, mas consegui evitá-la abrigando-me num alpendre de um Alojamento Local.
Poço do Bacalhau
Ainda era muito cedo e decidi segui o trilho da Fajã Grande - Lajedo, mas sem me preocupar muito com a sinalética porque me interessava penetrar na Aldeia da Cuada.
Aldeia da Cuada
Nesta, percorri um troço até ao fim e deparei-me com a ermida de Santo António, na via principal, por onde tinha passado na vinda. Regressei ao centro da aldeia e desci para a Fajãzinha, a mais emblemática freguesia da ilha, com apenas 71 habitantes (Censos 2021), afamada pelas majestosas cascatas, com 300 metros de altitude, que dão esplendor à maior torrente das Flores, a Ribeira Grande. É uma descida danada seguida de uma ponte de madeira sobre a dita ribeira, à entrada da freguesia. Nesta não há nenhum café, a não ser um restaurante, não muito longe da ponte, na zona baixa, que estava fechado. No centro, vim a saber que a camioneta, que partia da Fajã Grande às 15:00 e com destino às Lajes, passava mesmo por ali. A chuva caiu em abundância e, na companhia de um jovem casal de turistas checos, que fazia o trilho em sentido inverso ao meu, abriguei-me num vão de uma porta de uma casa largada ao abandono. Em princípio, eu não ia além desta freguesia, pois já contemplava, embora à distância, as ditas cascatas que desembocam no Poço do Ferreiro. Mas, que se podia fazer na "aldeia" sem um bar à mão?
Fajãzinha
Tratei de subir o troço mais acidentado de todo o trilho e, num desvio de uns 100 metros, alcancei o Miradouro do Portal, com uma vista magnífica sobre a Fajãzinha. Sempre em frente, acabei chegando à freguesia menos populosa de Portugal, com apenas 19 habitantes (Censos 2021), 6.2 km2, e uma das mais isoladas dos Açores, o Mosteiro, com passagem pela Caldeira, uma aldeia abandonada que está sendo alvo de reabilitação para fins turísticos. A caminho do Lajedo, cruzei-me com um casal de turistas suíços, que caminhavam do Lajedo para a Fajã Grande, e me informaram ter levado uma hora desde o ponto de partida. Bem, eram 13:18 e, em princípio, antes das 14:18 estaria no destino, a tempo suficiente de apanhar a camioneta que saía da Fajã Grande às 15:00. A determinado momento a chuva caiu em força e, embaraçadamente, devido ao forte vento, socorri-me da capa de chuva. Cheguei ao Lajedo, uma freguesia muito pequena com uns escassos 75 habitantes (Censos 2021), pelas 14:10, e logo abanquei num banco à frente da junta de freguesia. Aqui também não há nenhum café, mas, ao menos, há sanitários públicos. O astro rei dava bom sinal da sua graça e foi muito bem-vindo. A camioneta, proveniente da Fajã Grande, chegou pelas 15:25, apanhamo-la na paragem ao lado da cabina da EDA, e o bilhete para as Lajes custa 1.17 euros. Será escusado dizer que fui o único passageiro a bordo e ainda com direito a alguma paragem para fotografar a paisagem. Pelas 15:45 chegávamos às Lajes e o meu amigo Antero foi o motorista quem me conduziu até Santa Cruz, numa viagem a solo. Na vila, depois de um duche de água quente que me encheu a alma, fui conhecer o barco do irmão gémeo do Antero, o Dinis. Como estava hospedado junto ao Boqueirão, não hesitei em jantar no Moleiro um prato de peixe acompanhado de vinho branco. É um restaurante que recomendo vivamente pela simpatia do proprietário e pela boa relação qualidade/preço.
DIA 2. SANTA CRUZ – P. DELGADA – S. CRUZ & INTERIOR E SUL DE CARRO
Estava um dia muito cinzento com promessa de chuva, não tivesse chovido durante a noite. Resolvi ir de camioneta até Ponta Delgada [07:08-07:45, 2,67 €] e, na agenda, estava previsto ir às Lajes na camioneta das 09:00 a fim de ir ao miradouro da Fajã de Lopo Vaz e de ir às Lagoas Rasa e Funda. Deveria regressar no fim da tarde a Santa Cruz.
A viagem para Ponta Delgada foi debaixo de chuva e o motorista, um bom conversador, não fosse ele nortenho, natural do Lamego, mas radicado na ilha há muito tempo. Será escusado dizer que eu era o único ocupante na ida. No regresso [08:00-08:40, 2,67 €] vieram os alunos para a escola.
Com a instabilidade do tempo, sempre com chuva a cair, aceitei a proposta do Dinis de me mostrar a ilha, nomeadamente as lagoas que me tinham ficado em falta. Pelas 10:00 partíamos em direção ao interior da ilha, onde a natureza, nalguns troços, é mais despida de arvoredo dando lugar à vegetação endémica (urze e cedro do mato) e a terrenos de pastagens que não confirmei se eram baldios. Antes de irmos ao local de onde eu tinha iniciado o trilho das lagoas, onde se vê ambas as lagoas Escura e Comprida, parámos nos miradouros de Moita Alta, Pico da Casinha e Arcos Ribeira da Cruz. De seguida, visitámos a Lagoa da Lomba e, então, chegámos às lagoas Rasa e Funda, em cujo redor a vegetação é mais escassa e há pastagens, bem como ao longo do caminho que lhe dá acesso.
Rocha dos Bordões
Cortámos para a estrada do sul da ilha de modo a não perdermos o miradouro da Rocha dos Bordões. A caminho das Lajes, fomos parando em vários miradouros, sendo o último o da Fajã de Lopo Vaz. Nas Lajes, uma vila muito simples, visitámos o porto destruído pelo furação Lorenzo e tomámos um copo num café. A caminho de Santa Cruz, parámos em alguns miradouros e, posteriormente, no centro de saúde para cumprimentar a cunhada do Dinis, uma micaelense colega da minha irmã mais nova. No centro da vila visitei o Museu Etnográfico das Flores, alojado no Convento de São Boaventura, um lugar que recomendo vivamente. Regressei a casa e decidi banhar-me na água ainda fria das piscinas naturais. À hora combinada, fui jantar com o Dinis no centro da vila, no restaurante Sereia. Na verdade, não gostei muito da opção porque achei o proprietário burlão por não estar muito interessado em mostrar a lista da casa e, por, no fim, apresentar uma conta redonda, tal como tinha feito com os clientes da mesa do lado. A comida estava muito boa, mas o ambiente não é nada de especial, sem vista nenhuma, e havia um cheiro a bafio. É muito caro para o ambiente que oferecem.
DIA 3. FAJÃ GRANDE - PONTA DELGADA
Infelizmente, não tive oportunidade de fazer este trilho por dois motivos: 1) estava encerrado devido a uma quebrada junto à Fajã Grande; 2) devido ao mau tempo, mesmo que o trilho estivesse aberto, não conseguia fazê-lo. É um trilho que está na agenda para a próxima viagem à ilha e espero fazê-lo no sentido Ponta Delgada - Fajã Grande.
Na minha visita à ilha, na tarde do dia da chegada, visitei o Museu da Fábrica da Baleia do Boqueirão e recomendo vivamente a vista. No último dia, viajei de avião para o Corvo, uma viagem de 7 minutos.
ALOJAMENTO
Hospedaria Maria Alice Pereira
Parques de Campismo (Santa Cruz & Fajã Grande)
RESTAURAÇÃO
O Moleiro
O Moreão
TÁXI
John Coelho, 965261663
CORVO
DIA 1. VOO FLORES - CORVO
Vila do Corvo
Devido ao mau tempo, o voo das Flores para o Corvo sofreu um atraso considerável, o que viria a comprometer as minhas visitas à Casa do Tempo e ao Centro de Interpretação de Aves Selvagens do Corvo. Finalmente, foi anunciado o embarque e a minha expectativa de fazer um voo de apenas 7 minutos era enorme.
O avião, com capacidade para 37 passageiros, levava apenas 6, e eu não deixava de imaginar o custo, a todos os níveis, de tal viagem. A aterragem foi perfeita e senti-me muito satisfeito ao visitar novamente a mais pequena ilha dos Açores após uns quinze anos. Valerá, realmente, a pena manter uma ilha com menos de 400 habitantes? Na minha opinião, não!
Vila do Corvo, moinhos
Facilmente encontrei a casa do senhor Fernando Câmara, com quem tinha reservado um quarto para passar a noite. Com muita sorte, tirei proveito da boa vontade da funcionária da Casa do Tempo, não fosse ela micaelense, para visitar o espaço, pois já estávamos fora do horário.
Curiosamente, vim a saber que a minha amiga de longa data da ilha e quem visitei, era irmã do Fernando. Na verdade, é fácil encontrar várias pessoas que, de algum modo, são da mesma família.
Dei meia volta à vila, uma volta completa ao aeródromo e acabei bancando no Bar dos Bombeiros do Corvo, BBC, onde, à laia de jantar, tomei uma refeição ligeira. É um espaço deveras aprazível e fui muito bem atendido.
Vila do Corvo, pòr do sol
Com o senhor Fernando, agendei a ida para o miradouro do Caldeirão por volta das 07:10 do dia seguinte.
DIA 2. TRILHOS DO CALDEIRÃO E DA CARA DO ÍNDIO
Caldeirão
Tinha chovido durante a noite, mas a previsão meteorológica para o dia indicava bom tempo. Conforme combinado, às 07:10 partia para o Caldeirão sob um céu cinzento com promessa de chuva e, na verdade, chegou a chuviscar já estava eu no interior da cratera.
Caldeirão
O trilho do caldeirão, circuito de 360º em toda a extensão da cratera junto à lagoa, no sentido contrário aos ponteiro do relógio, faz-se facilmente em duas horas. Nem sempre os marcos são muito perceptíveis.
Caldeirão
Inicialmente, as abundantes e carregadas nuvens provocavam um nevoeiro sobre a cratera, mas com a queda de alguma escassa chuva a paisagem foi-se revelando e foi-se contrastando o azul do céu com o verde da pastagem onde o gado bovino pastava. Pessoalmente gosto de nevoeiro e aprecio muito as mudanças da paisagem provocadas pela passagem das nuvens.
Caldeirão
Caldeirão
Se não fosse a limitação do terreno lamacento teria feito o trilho num curto intervalo de tempo, mas mesmo assim fi-lo em 1 hora e 30 minutos. Logo que cheguei ao ponto de partida, ou seja, ao cimo da cratera, deparei-me com uma grande azáfama de turistas oriundos de um paquete que estava ancorado ao largo da ilha. Acaba sendo um dia de festa para quem gere o transporte na ilha, pois o táxi é cobrado a 10 euros por cabeça e é muito conveniente haver sempre a lotação máxima ocupada.
Antes de iniciar o Trilho da Cara do Índio, não resisti em ver o panorama do Caldeirão do marco geodésico.
Pelas 09:25 iniciava o segundo trilho, o qual não respeitei até ao fim, terminando-o no centro da vila às 11:25, junto ao Centro de Interpretação das Aves. É um trilho muito bonito que percorre o interior da ilha, com passagem pelas lagoas artificiais, reservatórios de água. Junto à cara do índio perdi-me um pouco, por não ter encontrado marcos.
Na vila, visitei a atafona e espreitei, pois não havia tempo para uma visita, o Centro de Interpretação das Aves. Após um duche muito reparador, abalei rapidamente para o Restaurante O Caldeirão, que se localiza mesmo à entrada do aeroporto, onde almocei um bom bufê livre, embora pouco variado, com uma bebida e café incluídos por 16 euros. Saí do restaurante às 13:00 e o avião partiu às 13:28, dois minutos antes da hora programada. O voo direto, num avião de 37 lugares, com umas 16 pessoas, fez uma escala técnica na Horta.
ALOJAMENTO
Joe & Vera Vintage
RESTAURAÇÃO
Bar dos Bombeiros do Corvo
Restaurante O Caldeirão
TÁXI
Fernando Câmara, 912635318
Practical Portuguese
Olá - Hello
Bom dia - Good morming
Boa tarde/noite - Good afternoon/Good night
Obrigado(a) - Thank you
Por favor - Please
Desculpe - Excuse me
Que é isto? - What is this?
Onde? - Where?
Onde é? - Where is (located)?
Onde é o mercado/centro da cidade? - Where is the market/city centre?
Por favor, onde é...? - Please, where is...?
Quando? - When?
Quando parte/chega o autocarro/avião/barco/comboio? - When does the bus/plane/boat/train depart/arrive?
Quanto? - How much?
Quanto é isto? - How much is this?
Sim - yes
Não - no, not
(Eu) sei/não sei - I know/I do not know
(Eu) quero/não quero - I want/I do not want
(Eu) quero beber/comer/dormir/fazer/ficar/ir - I want to drink/comer/sleep/fazer/stay/go
(Eu) quero comprar - I want to buy
(Eu) quero comprar isto - I wanto to buy this
(Eu) compreendo/entendo - I understand
This featured blog entry was written by avieira67 from the blog Os Açores.
Read comments or Subscribe