Era uma vez um período chamado Era Mesozoica em que os dinossauros viveram. A Era Mesozoica é subdividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. Esta era começou aproximadamente há 252 milhões de anos e terminou há cerca de 66 milhões de anos atrás.
Foto 1
1 Capturar
Durante o Triássico, que ocorreu há cerca de 252 a 201 milhões de anos, os primeiros dinossauros apareceram. Eles eram relativamente pequenos, segundo estudiosos, e não dominavam o ecossistema como mais tarde no Jurássico e Cretáceo.
Foto 2
2 Capturar
O Jurássico, que durou de aproximadamente 201 a 145 milhões de anos atrás, foi a época de ouro dos dinossauros. Grandes herbívoros vagavam pelos continentes, enquanto carnívoros caçavam suas presas.
3 Capturar
Finalmente, o Cretáceo, que ocorreu entre 145 e 66 milhões de anos atrás, foi o último período da Era Mesozoica e testemunhou a ascensão e queda de dinossauros icônicos como o Tyrannosaurus rex. Este período provavelmente terminou com um evento catastrófico conhecido como a extinção dos dinossauros, que ocorreu há cerca de 66 milhões de anos e abriu caminho para a ascensão dos mamíferos e a diversificação da vida na Terra.
4 Capturar
Onde podemos conhecer um pouco mais sobre os Dinossauros?
Museu Nacional de Cardiff no País de Gales
O Museu Nacional de Cardiff no País de Gales é um museu excelente e totalmente grátis, mantido pela doação dos visitantes. Na parte térrea há um Museu de História Natural e as explicações estão em inglês e em gales.
5 Capturar
Nesse museu há amostras de esqueletos de Dinossauros encontrados na região do País de Gales, confirmando que os Dinossauros nunca cruzaram com o ser humano como dá a entender ao ver os filmes hollywoodianos. Vimos até ovos de dinossauros por lá. Há evidências de que dinossauros tenham vivido na região de Wales por volta de 220 milhões de anos atrás.
6 Capturar
Mas Pati, o país de Gales fica em uma ilha e como é possível os Dinossauros terem chegado ali?
Apesar de hoje o País de Gales estar localizado em uma ilha, vestígios da presença de dinossauros foram encontrados na região devido à antiga configuração geográfica da Terra, onde um único bloco de terra formava uma massa continental.
7 Capturar
Museu Nacional do Tajiquistão
Nessa época, a região que hoje é o País de Gales fazia parte de um continente maior, posicionado mais ao sul, e apresentava condições propícias que favoreceram a vida dos dinossauros.
À medida que a deriva continental (teoria proposta pelo geofísico Alfred Wegener, em 1912, para explicar a evolução da distribuição dos continentes) ocorreu ao longo dos milhões de anos, o bloco que compreendia a Grã Bretanha se separou gradualmente do continente, formando a ilha que conhecemos hoje.
No museu de Cardiff há ainda uma coleção de fósseis obtidos em diversas partes da Terra, que reforçam a teoria de que a Terra inicialmente era formada por um único bloco que ainda está se separando.
8 Capturar
9 Capturar (2)
Quem leu o post sobre a Origem da Terra e seus Mistérios, viu que visitamos um parque na Islândia onde foi possível ver ao vivo as placas tectônicas da Europa e da América e colocar o pé nos dois continentes. Imagine a emoção, quando vimos no museu de Cardiff a contagem em tempo real da separação dessas placas tectônica.
10 Capturar
Cidade de Sousa na Paraíba – Brasil
No Brasil temos um tesouro que poucos brasileiros conhecem, inclusive eu ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas está na minha wish list: A cidade de Sousa, no Sertão paraibano.
11 Vale dos Dinossauros em Sousa
A cidade de Sousa abriga o maior conjunto de pegadas de dinossauros provenientes da fase inicial do período Cretáceo da América Latina, descobertas por acaso por um fazendeiro da região.
Distante 427 km de João Pessoa e em torno de 120 Km de Aurora no Ceará, nos arredores do município de Sousa, está localizado o ‘Vale dos Dinossauros onde há uma variada quantidade de pegadas de dinossauros em uma área de 40 hectares.
O Monumento do Vale mantém preservados os vestígios dos animais que habitaram a bacia sedimentar de Sousa em torno de 165 milhões de anos atrás. O local contém pegadas de cerca de 80 espécies de dinossauros. As pegadas mais nítidas do Vale são de um iguanodonte, um herbívoro de cinco metros de altura, três de comprimento e quatro toneladas. Ao todo, são 43 marcas e 53 metros de uma ponta à outra.
12 Pegadas de Dinossauros em Sousa
Descobertas Recentes
Recentemente, estudo publicado esse ano na revista Nature, ou seja, em 2024, revela que fósseis de Dinossauros e arte rupestre, produzidas por homens na pré-história, foram encontrados lado a lado em Sousa, no Vale dos Dinossauros, no sertão da Paraíba.
13 Capturar
A pesquisa identificou 03 pontos principais, onde gravuras rupestres são encontradas ao redor de pegadas de dinossauros.
Embora humanos e dinossauros não tenham convivido, os registros mostram que os povos ali existentes assimilaram a presença das pegadas. Uma das teorias é que, mesmo sem compreensão de que animal era aquele, os nativos reconheceram as marcas como pegadas pela semelhança com pegadas de outros animais, como por exemplo, de emas, a maior ave brasileira.
14 Capturar
15 Capturar
Assim, temos um tesouro no Brasil que merece ser conhecido, divulgado e preservado.
A verdade é que há diversos museus no Brasil e no mundo que relatam um pouco da vida dos Dinossauros, então, me conta onde você já foi e que aprendeu um pouco sobre os “Dinos” para eu inserir na minha wish list.
This featured blog entry was written by patipelomundo from the blog O mundo é um livro.
Read comments or Subscribe